CENSOS 2021

A partir de 5 de abril, começa a maior operação estatística de Portugal. O XVI Recenseamento Geral da População e o VI Recenseamento Geral da Habitação – CENSOS 2021 vão “contar” todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação, dando a conhecer a realidade atual do nosso País. Como forma de garantir a eficácia e segurança de todo o processo no Concelho de Mafra, a Autarquia colabora ativamente com o Instituto Nacional de Estatística na organização da ação no seu território. Responda online, preferencialmente até 3 de maio, e colabore para melhor planear o amanhã.

Conferindo a esta operação um papel único no conhecimento do parque habitacional e da realidade demográfica, social e económica do território, a nível nacional, regional e local, a recolha e o tratamento exaustivos dos dados dos Censos fornecem informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas de desenvolvimento e para a tomada de decisões de investimento para os setores público e privado.

Dado o contexto atual de pandemia, é privilegiada a recolha de informação através da Internet, sendo os códigos de acesso distribuídos pelos recenseadores, devidamente identificados para o efeito. Para esclarecimento de dúvidas e apoio à população é também disponibilizada uma linha telefónica. Como forma de auxiliar os grupos com maior dificuldade de resposta pela Internet foi igualmente criado um balcão e-Censos em cada junta de freguesia.

A Autarquia disponibiliza, gratuitamente e regularmente, testes de rastreio à COVID-19 a todos os recenseadores e membros da estrutura a nível concelhio, visando a salvaguarda da proteção e saúde pública de todos os intervenientes. O Município presta, igualmente, apoio logístico a toda a operação, tendo disponibilizado equipamentos informáticos para a instalação de balcões e-Censos em todas as Juntas e Uniões de Freguesias do Concelho, salas para formação de recenseadores e espaço de trabalho para delegados municipais.

Brevemente, será divulgado todo o calendário desta operação estatística.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *