Concelho de Mafra Sem Glifosato

Autarquias sem Glifosato/Herbicidas

O Município e as 11 Juntas/Uniões de Freguesias do Concelho de Mafra decidiram, por unanimidade, celebrar um Memorando de Entendimento, assumindo o compromisso de não utilização de produtos fitofarmacêuticos à base de glifosato. Mais decidiram aderir ao programa “Autarquias sem Glifosato”, promovido pela Quercus. A assinatura será realizada no dia 3 de Abril, às 11 horas, no edifício dos Paços do Concelho de Mafra.

Tal representa o culminar de um trabalho de levantamento e análise da aplicação de produtos fitofarmacêuticos e das possíveis soluções alternativas. Pese embora os resultados apresentados nos estudos efectuados, nos últimos anos, à toxicidade dos glifosatos se terem vindo a revelar contraditórios, sendo que a venda de produtos com essa substância activa se mantém autorizada pelas autoridades nacionais e internacionais, as autarquias do Concelho de Mafra honram o compromisso assumido nos  seus programas autárquicos, através do recurso a alternativas ecológicas para controlo de ervas infestantes em zonas urbanas e de lazer, bem como em vias de comunicação.

Para além da não utilização de produtos fitofarmacêuticos à base de glifosato e outros herbicidas sintéticos, o Memorando de Entendimento a celebrar pelo Município de Mafra e as Freguesias prevê, ainda, o reforço de meios afectos às limpezas urbanas e a utilização prioritária de meios mecânicos, sendo que, nos casos em que a mesma não se afigure possível, se recorrerá à aplicação autorizada, por profissionais habilitados de produtos de origem natural.

Atendendo  a que o envolvimento da população do Concelho de Mafra é essencial na garantia da limpeza dos espaços públicos, os parceiros desenvolverão uma campanha de comunicação alargado, orientada para a adopção de boas práticas ambientais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *